21 de janeiro de 2011

Vegetariana???






O que é um vegetariano?
Vegetariano é aquele que elimina completamente o consumo de carne, seja de boi, frango, peixe ou outros frutos do mar. As pessoas adotam uma dieta vegetariana por diversos motivos, entre eles a preocupação com a saúde, com os animais, o meio ambiente e a fome no mundo.  


Como classificam-se os vegetarianos?
Classificam-se em ovo-lacto-vegetarianos (ou lacto-vegetarianos ou ovo-vegetarianos) e vegetarianos puros ou estritos (vegans). Há também os frugívoros e os crugívoros. Os que incluem vegetais e animais em suas refeições são classificados de "onívoros".  


O que são ovo-lacto-vegetarianos?
Os ovo-lacto-vegetarianos abstêm-se de todas as carnes, mas consomem ovos e lacticínios. Nos países ocidentais a maioria dos vegetarianos consome ovos e lacticínios.  


O que são vegetarianos puros ou vegans?
Os vegetarianos puros (totais) ou vegans abstêm-se de todos os alimentos de origem animal, inclusive ovos, lacticínios, gelatina e mel (produto das abelhas). Embora os termos vegan e vegetariano puro sejam usados como sinônimos, há uma diferença entre eles. Os vegans vão além daquilo que comem, evitando, tanto quanto possível, todos os produtos derivados de animais. Recusam-se muitas vezes a usar couro, lã e seda, bem como a utilizar sabonetes que contenham sebo animal e fotografias que utilizem gelatina. (A gelatina é usada em marshmallow e outros produtos, e é feita de ossos e tecidos conjuntivos de animais).  


Estou preocupado com minha saúde e eliminei a carne vermelha.
Deveria fazer mais alguma coisa?
Cada vez mais médicos e determinadas instituições recomendam que as pessoas reduzam a quantidade de carne vermelha e a porcentagem total de gordura de sua dieta. O excesso de gordura na alimentação está ligado a várias doenças, entre as quais doenças cardíacas e câncer, duas das que mais provocam óbito. Como resultado, muitos têm reduzido ou eliminado a carne vermelha de suas refeições.
Entretanto, estudos médicos recentes descobriram maiores benefícios na eliminação completa de produtos de origem animal. Estudos populacionais mostram que os vegetarianos têm os mais baixos índices de doenças cardíacas e outras enfermidades. Um estudo recente do Dr. Dean Ornish, publicado no jornal médico The Lancet constatou que a maioria dos pacientes que seguia os conselhos médicos comuns contra o entupimento das artérias coronárias pioravam, enquanto os que adotavam uma dieta completamente vegetariana, associada a mudanças no estilo de vida, apresentavam melhora, inclusive a reversão dos bloqueios das artérias coronárias.


Peixe e frango são mais saudáveis do que carne de gado?
Embora o peixe e o frango tenham menos gordura saturada do que a carne de gado ou de porco, ainda contêm elevado teor de gordura e colesterol. Estudos mostraram que as pessoas que substituíam a carne de gado e de porco por peixe ou frango apresentavam uma redução insignificante do colesterol sangüíneo.
Porém, o frango e o peixe estão associados a outros riscos além da gordura e do colesterol. A carne de frangos contaminada é a principal fonte da bactéria Salmonella, que pode provocar infecções graves e, às vezes, fatais se for impropriamente preparada. O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) estima que mais de 30 por cento de todo o frango está contaminado por bactérias Salmonella, Camphylobacter ou Estafilococo. Estas mesmas bactérias também são encontradas com crescente freqüência em ovos, mesmo os sem cascas danificadas.
O peixe retém mais poluentes ambientais do que animais que vivem na terra. A maioria dos peixes consumidos por seres humanos comeram outros peixes, resultando em uma agregação de tóxicos devido à cadeia alimentar mais longa. Além disso, os crustáceos e mariscos contêm níveis elevados de toxinas devido a seus hábitos alimentares. Os peixes podem acumular mais de 100.000 vezes os níveis de substâncias químicas tóxicas encontrados na água onde vivem. O peixe (bem como a carne e o frango) contém aproximadamente 13 vezes mais resíduos de pesticidas do que os vegetais e grãos. Muitos peixes contêm elevados índices de gordura e todos os crustáceos são destituídos de carboidratos, fibras e vitamina C, contendo proteínas demasiadamente concentradas. O peixe também é um alergênico comum.


Ainda bem que não sou carnívora,sou chocólotra..Ufa!!! 
Mas minha irmã é vegetariana e o corpinho dela e a pele me deixa no chinelo.
( risos)  

6 comentários:

  1. Olá , aiiihh, gostaria de ser vegetariana, mas eu gosto mesmo é de uma carninha, assada então é tudibom, mas eu admiro os vegetarianos, interessante esta matéria, ovos, lactos....
    Parabéns pelo blog, está convidada a conhecer o meu, passe lá.
    Abraços !!!!

    ResponderExcluir
  2. Linda Poliana...
    tenho varios amigos q sao vegetarianos...
    eu ainda nao consigo viver so de vegetais e frutas!

    Beijos e bom fds!

    ResponderExcluir
  3. O linda já fui lá gostei muito e nem sabia que juara tinha um Blog legal assim esta de parabens..

    ResponderExcluir
  4. Linda Poliana...
    tenho varios amigos q sao vegetarianos...
    eu ainda nao consigo viver so de vegetais e frutas!

    Beijos e bom fds!

    ResponderExcluir
  5. Pois é Andy eu tanbém não, adoro uma carninha hehe.Deve ser por isso que to obesa.kkk
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Adoro saladas e outras coisinhas da cozinha light, mas cara... amo uma boa carne tbm! hehe
    Beijinhos, linda e ótimo fds!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar sua opinião.Um abraço fraterno e deixe teu endereço para que eu possa agradecer..Bjs
Obs: não coloque palavrão nessa merda! Obrigado.

Livros e revistas velhos...tentanto jogar fora.

Sabe aquele pessoa que tem um monte de livros, revistas e que já leu praticamente todos umas 2 vezes, e mesmo assim não desapega, sou eu. ...